sábado, 15 de fevereiro de 2014

Grata surpresa



                                                            Grata surpresa

      Participei, nos dias 13 e 14 do corrente mês, da XXXVIII Reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste - Consene, órgão criado pela resolução intergovernamental nº 4, publicada no Diário Oficial da União nº 182 de 1996, tendo como membros todos os secretários de segurança pública e de defesa social,  os comandantes das polícias militares e dos corpos de bombeiros, os delegados  e diretores-gerais das polícias civis, e,também, os superintendentes e diretores das polícias federal e rodoviária federal de todo Nordeste.
        A reunião ordinária que ocorre a cada dois meses, desta feita se deu em Aracaju, Sergipe, com a presença de todos os integrantes. Ocorreu, no dia seguinte, a reunião do Consesp. Presentes, também, O Ministro José Eduardo Cardoso, da Justiça, a Secretária Regina Miki, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, além do Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto.
        O Consene é um dos órgãos de maior prestígio na área da segurança pública e tem a missão, dentre outras, de traçar políticas uniformes de segurança para a região, definir estratégias e medidas que possam resultar  na melhor atuação  dos órgãos de segurança e defesa social.
        Comigo estiveram o comandante da nossa briosa Polícia Militar, Cel. Marcus Aurélio Pinheiro, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Gláucio Alcântara, o representante da Delegacia-Geral de polícia, Delegado Flávio Saraiva, além dos superintendentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
        Tive a surpreendente e grata satisfação de, na ocasião, ser eleito, por aclamação, presidente do mencionado Conselho, apesar de estar a menos de um mês à frente da Seds/AL. A posse foi automática e já passei a dirigir os trabalhos do referido encontro de imediato. Foi eleito vice-presidente o colega secretario de segurança de Sergipe João Eloi. Escolhi, como Secretária Executiva, a Coordenadora do núcleo de políticas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, de Pernambuco, Jeane Pinheiro.
        Procurarei, nessa nova missão, fortalecer o intercambio entre os estados, de modo que possamos, juntos, combater com mais eficiência e eficácia a grande crise de violência que assola o Nordeste e, particularmente Alagoas. Com homens estimulados, entusiasmados, com tecnologia e inteligência e com vontade política, sem duvida venceremos.