sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Procurador de Justiça Eduardo Tavares ministra palestra no IHGAL




        O Procurador de Justiça e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Eduardo Tavares, ministrou palestra na sede  do IHGAL sobre o rio São Francisco. Com o tema "Rio São Francisco, sua importância, suas dificuldades", o palestrante falou sobre  vários aspectos relacionados ao chamado “Rio da Integração Nacional”: seu deflúvio, a seca que abate o semiárido, e a transposição de suas águas para o abastecimento de parte do Sertão nordestino.  Para ele, a transposição é um grande equívoco do governo brasileiro, pois o Nordeste é a região do mundo mais bem abastecida de açudes, com cerca de 70 mil barragens, que armazenam cerca de 37 bilhões de metros cúbicos de água. “É apenas uma questão de distribuição”, afirmou Tavares, acrescentando que o investimento para realizar a gigantesca obra é uma exorbitância e daria para irrigar as duas margens do baixo e do médio São Francisco. "O grande problema é o fato de o “Velho Chico” ser um rio hidrologicamente pobre, com vazão média de apenas 2.800m³/s (o rio Tocantins, com a mesma área de bacia, tem um deflúvio de 11.800n³/s), além de seu leito se encontrar, em grande parte, na região semiárida brasileira.  Por isso, suas águas sofrem as consequências da evapotranspiração", acrescentou o pesquisador.
            “Hoje, ao invés de o rio penetrar no oceano com toda pujança, como ocorria outrora, a língua salgada do mar é quem penetra rio acima, por dezenas e dezenas de quilômetros, salinizando suas águas e carreando espécies marítimas de peixes e crustáceos. Caso não se tomem providências urgentes para o reflorestamento das margens e a revitalização do rio, conhecido também como Opará na linguagem indígena, o mais importante rio essencialmente brasileiro corre o risco de não mais chegar à foz, como ocorreu com o rio Colorado, nos estados Unidos”, alertou o expositor.
          Estiveram presentes à palestra inúmeros membros do Instituto; o Secretário do Gabinete Civil do Estado e membro do IHGAL, Dr. Alvaro Antônio Melo Machado; o Cel. Marcus Aurélio Pinheiro, chefe da AMPGJ; a presidente da Associação do Ministéro Público de Alagoas, Dra. Adilza Freitas, além de membros do Conselho Estadual de Segurança, promotores de justiça, políticos, moradores de cidades ribeirinhas, alunos do CESMAC, dentre outras pessoas. 
    O presidente do IHGAL afirmou, na oportunidade, que no ano vindouro o rio São Francisco será objeto de muita atenção por parte do Instituto, tanto no aspecto geográfico como histórico.


O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. (foto Claudemir Mota)
Eduardo Tavares em seu pronunciamento. (foto: Claudemir Mota)
Secretário do Gabinete Civil do Governo do Estado e membro do IHGAL, Álvaro Machado. (foto: Claudemir Mota)


2 comentários:

  1. O Dr. Eduardo Tavares é um grande alagoano, um grande brasileiro, um grande membro do Ministério Público. Sua responsabilidade, sua consciência ecológica e sua simplicidade só mostram o seu preparo a a sua importância para o Estado de Alagoas cuja sociedade, o tem como um verdadeiro paladino das boas causas. Marcel Araújo.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima Palestra. Márcia

    ResponderExcluir

comentário