sábado, 3 de setembro de 2011

Prefácio Livro de Izabel Loureiro


Prefácio




Exigir a monografia para a conclusão de inúmeros cursos universitários, dentre os quais o de Direito, sem dúvida, foi um grande acerto do MEC que, dessa forma, contribuiu, e muito, para a melhoria do ensino superior do Brasil.

O bacharelando conta agora com a oportunidade de desenvolver determinado tema com profundidade e, certamente, no futuro, com as constantes avaliações da monografia, o ensino universitário pode ser elevado, sobretudo com a dedicação de todos.

Toda o problema, contudo, para o enfrentamento do trabalho de conclusão do curso, reside no fato de que, não raro, não se sabe nem por onde começar. O aluno que já iniciou a pesquisa muitas vezes não consegue progredir, sem falar na grande dificuldade que ele tem de conclui-la.

Li, com cuidado, o livro Noções Básicas de Metodologia da Pesquisa e posso afirmar, seguramente, que todo aluno, para iniciar ou terminar o seu trabalho de final de curso, deve recorrer a esse verdadeiro e importante manual da monografia, obra que surge justamente no momento em que o nosso Centro Universitário de Ciências Jurídicas do CESMAC, cumprindo o que determina a Portaria 1.886/94, do Ministério da Educação, introduz em sua grade curricular o referido trabalho final.

Bem ou mal vista pelos mestres ou estudantes, a monografia constitui uma realidade inafastável.

Com competência, clareza e objetividade incomuns, a autora, Isabel Loureiro de Albuquerque, consegue a proeza de esgotar todo o assunto de forma simples e didática, dando ênfase às relações de aprendizagem e orientação, à preparação, ao desenvolvimento e à conclusão do trabalho.

O leitor vai perceber que as novas atividades de pesquisa, de orientar e de ser orientado, combinadas com a apresentação da monografia, vão trazer muitas melhorias para o ensino superior além de alargar os horizontes dos novos bacharéis que, destarte, passarão a articular melhor o conteúdo apreendido nos anos em que freqüentou a Universidade. Como bem diz a autora, a metodologia da pesquisa “ abre novos caminhos, facilita o raciocínio e, com ela, o aluno apreende a estudar e a criticar”.

Mas, a importância da obra da professora Isabel Loureiro não é fruto do acaso. A autora é uma consagrada Mestra e conta com amplo cabedal de conhecimentos. Catedrática em História de Alagoas, graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas, pós-graduada em Metodologia da Pesquisa pelo Instituto Joaquim Nabuco, atualmente tem prestados relevantes serviços no Núcleo de Pesquisa do CCJUR, onde, também, leciona a disciplina Metodologia da Pesquisa.

Autora de vários e recomendáveis livros, notadamente, sobre História do Brasil e de Alagoas, Isa Loureiro me concede a honra e o privilégio de ler, em primeira mão, o seu primoroso trabalho que, com toda certeza, muito contribuirá para o engrandecimento do ensino superior de Alagoas e do Brasil.

Viçosa presenteou Alagoas com Isabel Loureiro para quem a preocupação com o ensino e com a cultura é uma constante.

Isabel presenteia a comunidade acadêmica com uma preciosidade que é o seu manual intitulado de Noções Básicas de Metodologia da Pesquisa.

Eduardo Tavares Mendes

Promotor de Justiça do Estado de Alagoas, Diretor do Centro Universitário de Ciências Jurídicas do CESMAC, Especialista em Direito Público, e Professor de Direito Penal do CCJUR/CESMAC e da Fundação Escola Superior do Ministério Público


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário